O encontro do grupo foi no Calvário, às 20.30horas, seguindo depois para a "Casa da Morna", um restaurante cabo-verdiano que se situa em Alcântara, onde decorreu este nosso Encontro de Trabalho. A curiosidade e o entusiasmo palpitavam em todos nós! Afinal, era a primeira vez que íamos viver uma experiência assim ...
Quando entrámos ficámos abismados com a beleza do mesmo e o acolhimento não podia ser melhor.
Nesta sessão de trabalho não faltou a música típica de cabo-verde ao vivo, tocada ao piano pelo artista Tito Paris e, mais tarde, pela voz do Dany Silva, que nos brindaram com canções e melodias originais de Cabo Verde.
Na mostra gastronómica, começámos por saborear os tradicionais pastéis de milho, a que se seguiu um jantar, onde pudémos provar várias especialidades cabo-verdianas:
- Calulu de Peixe;
- Cahupa;
- Moqueca de Camarão;
- Cafriela de Frango;
Também não faltou uma boa sangria, uma mousse de manga à sobremesa, seguida de café e chá!
Que surpresa de sabores!! Que noite de convívio tão agradável! Muito rimos e falámos entre nós!!
Sobre o que aprendemos??!? ... as cores da bandeira de Cabo-Verde (azul, amarelo, branco e vermelho), que a capital é a Cidade da Praia, ficámos a conhecer as danças tradicionais e estilos musicais de cabo-verde, ficámos a conhecer os pratos tipicos deste país e o nome dos cantores mais famosos desta região.
Parabéns ao projecto “Mais Casalinho” que mais uma vez juntou pessoas de várias etnias e culturas que existem no Bairro do Casalinho da Ajuda.
Um muito obrigado à GEBALIS,EM. e à Fundação LIGA.
Desafiamos a irem também descobrir, Cabo Verde.
Este restaurante tem capacidade para receber 100 pessoas. Encerra aos Domingos e Natal. As férias são em Janeiro, 2 semanas.
30 de Outubro de 2008
Amélia Mimosa Paulo