quarta-feira, 4 de março de 2009

...de Regresso com "Mais Casalinho II"

Março foi um mês inesquecível !

Retomámos com grande felicidade o Grupo de trabalho para a interculturalidade no Bº do Casalinho da Ajuda, com a aprovação do projecto "Mais Casalinho II" pela Gebalis, que nos permitiu retomar o trabalho realizado em 2008, dando assim sequência à consolidação desta experiência no domínio da Interculturalidade, que alcançou resultados muito positivos e deixou muitas saudades em todos os moradores envolvidos neste projecto.

Nesta segunda fase do projecto, manteve-se a componente intergeracional e a metodologia de trabalho com base no Grupo de Trabalho Intercultural na prossecução dos objectivos iniciais.

Para esta nova fase do projecto contamos com três novos elementos no Grupo, a quem demos as boas vindas : Augusta Pinto (77anos), Conceição Mateus (83 anos), e o jovem Cláudio Oliveira (17 anos).

Neste Encontro de 3 Março'09, a equipa apresentou ao Grupo de trabalho os novos desafios que iremos ter ao longo do ano de 2009, mas centrando a atenção do grupo para já no início das seguintes acções:

1º Desafio: Promover o levantamento da história e origem do Bº do Casalinho da Ajuda, e realizar uma exposição fotográfica intitulada "Casalinho: passado, presente e futuro", que culminará com a concepção de produto audiovisual sobre a mesma (a inaugurar no próximo mês de Julho ou Setembro);

O grupo organizou-se e distribuiu-se na dinamização das seguintes tarefas:

  • Recolha de informação documental (na internet, arquivo histórico municipal, Junta de freguesia da Ajuda, Gebalis, documentos de privados, etc);

  • Entrevistas a membros e forças vivas da comunidade;

  • Recolha fotográfica através de "jogging fotográfico" pelo Bairro;

  • Análise e tratamento de dados;

  • Montagem da exposição;

  • Realização de produto audiovisual sobre a exposição (que incluirá imagens e testemunhos recolhidos).

2º Desafio: a dinamização de Encontros de Doçaria Multicultural que envolverá os membros da comunidade na apresentação mensal de 4 produtos de doçaria tradicional de diferentes culturas, através da exploração e valorização dos seus saberes sobre a cultura de origem.

Estes doces serão confeccionados por voluntários do grupo de trabalho, em casa dos próprios, apoiando o projecto a aquisição dos produtos e ingredientes necessários.

Esta é uma forma original de envolvimento e reforço positivo para os futuros encontros de trabalho a dinamizar, em que ocorrerá a apresentação e a prova dos doces, a entrega e explicação das respectivas receitas e o registo fotográfico dos produtos finais, para a Composição e Edição de um livro de receitas de doçaria multicultural (tradicional de diferentes culturas), em que os membros da comunidade serão os principais protagonistas no processo.

3ª Desafio/Surpresa: Apresentámos o novo computador para o Espaço Multimédia, que deixou os jovens em delírio!! Não existem palavras que descrevam a satisfação e alegria perante o alargamento da capacidade de resposta do Espaço Multimédia criado por este Projecto.

Relembramos que este espaço foi criado para apoio à Informação e Auto-formação (apoio ao desenvolvimento de competências cívicas, escolares e profissionais da comunidade juvenil local), que é muito concorrido pela comunidade juvenil. Este reforço do EMIA veio de encontro às necessidades devido aos elevados níveis de ocupação e de utilização registados, respondendo assim ao volume de solicitações e pedidos de utilização.

Nuno Reis