O Projecto "Mais Casalinho" é financiado pela GEBALIS, EM. e pressupõe a implementação e consolidação de uma experiência de Diálogo e Intercâmbio Intercultural entre diferentes grupos étnicos da comunidade do Bairro Casalinho da Ajuda, através da promoção de acções e dinâmicas de natureza educacional, cultural e artística que favorecem uma reflexão sobre a diversidade e o desenvolvimento de competências cívicas, que conduzam a atitudes de tolerância/aceitação pró-activa da diferença.
Este projecto conta com uma importante componente intergeracional, ao eleger como públicos-alvo preferenciais a comunidade juvenil de origem multi-étnica e a população idosa caucasiana mais antiga no bairro, que estão englobadas em dois outros programas de natureza comunitária já existentes, o "Clube de Jovens" e o "Clube Sénior" da Fundação LIGA.
Em suma, os principais objectivos deste Projecto são: promover o diálogo e intercâmbio cultural entre diferentes comunidades étnicas do Bº Casalinho da Ajuda; portenciar o sentimento de pertença ao Bairro e à Comunidade; fortalecer relações de vizinhança entre diferentes grupos étnicos residentes e apoiar o desenvolvimento de competências cívicas e o sentido de responsabilização social.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMYfkf9UHvfhxs3YCOFdDDddkmgIz7lCFZafyns8tpms67ICgZ0pqi76GVzxibx30sQ-SNBdBmo7K3-3UT6IEPa6cUVWEKhHnLxq87qDjLb3tBrK1JmYlfsLCIPnEzoIX6hT0j25420_Q/s200/gebalis+simbolo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgagHf9hLycVV4zB_O6ep4Qt0K1SToV5Wb7tryX39BNV32WJO2-evtHhWSHZEepNwNEWUV2YO97COJOXz71xFzrqznLuSgT37ifyiM0AQzGWpq2ukze9Ry9H_9lTjzXlGxIUduNxoDg7zU/s200/Lisboalogo1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfjzLwFplQb5rTYVEVHa4y3DwLloOJqdZDw8Wt_M31lCEr1FI9D8KA_VAm3yb0DmO3hb_0AC-RdvJrszy7ZgONXLuMTTcqyZ9juKcU0qxpmYB8lNZuz_0tggvbLrwjXYAlyW7WsfGOA9E/s400/Liga.bmp)
4 comentários:
Caros colegas e amigos é de salutar o vosso empenho em realizar projectos desta natureza, afinal ainda existem "verdadeiros seres humanos".
Quero desde já dar-vos os parabens por esta iniciativa, pois não é fácil "juntar" jovens e idosos, partilhar vivências e histórias de vidas que por vezes são muito diferentes.
Aqui vos deixo um verso:
O Projecto Mais Casalinho
tem pernas para andar
começa devagarinho
mas com muita vontade de se afirmar
Caros colegas, ao contrário do delrito venho aqui mostrar o meu desagrado pois não me convidaram para a sardinhada nem para o próximo jantar cabo verdiano.
Fico a aguardar um convite... para que possa avaliar de perto este projecto tão ambicioso!
Cláudia Rodrigues
Para todos os jovens e seniores envolvidos neste projecto, que desafiam as barreiras da diferença étnica e cultural existentes no seu Bairro, gostaria de expressar a minha admiração pela Vossa abertura de espírito,curiosidade, interesse,iniciativa e envolvimento activo nas pequenas grandes Aventuras realizadas no âmbito do Projecto "Mais Casalinho".
Parabéns!
O Bairro precisa de se dar a conhecer pela positiva, aproximando as diferentes culturas étnicas e geracionais.
Nuno Reis
Quero também deixar os meus parabéns ao projecto, pelas iniciativas que está a realizar aproximando grupos populacionais que durante tantos anos estiveram de 'costas voltadas'!
As iniciativas da LPDM.CRS, no âmbito do desenvolvimento comunitário, começaram há mais de 20 anos, com a implantação do edifíco-sede neste Bairro, abrindo os seus serviços à população residente.
Mais recentemente (mas há já cerca de 10 anos), a criação do Clube de Jovens e do Clube Sénior representaram uma nova fase deste trabalho comunitário, em parceria com outras forças vivas da comunidade, uma vez que surgiram após a auscultação das necessidades da população.
Prova-se assim, algo que todos sabemos: a aceitação e celebração da diversidade (seja ela, etária, étnica, cultural ou outra) reconstroi-se a cada dia e estreita-se através de iniciativas de saudável convivialidade.
Um abraço aos colegas do Projecto, aos Idosos e aos Jovens participantes.
Paula Bouceiro
(Fundação LIGA/LPDM.CRS)
Enviar um comentário